quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Volta às Aulas com Muita Alegria e Diversão: Dica de Como Fazer um Móbile sobre as Férias!!!!


Cute childrens drawing  Free Vector

Esta é uma dica de atividade bem legal para fazer com as crianças e alunos no final das férias e no início das aulas transformando a sua casa, a sala de aula ou toda a escola em um ambiente de aprendizagem lúdico e divertido! 

 Material:
- material para desenhar como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, etc:
- tesoura:
- folhas de desenho ou outra folha mais encorpada como cartolina, canson, etc:
- linha ou cordão e agulha opcional;
- suporte para o mobile que poderá ser um pedaço de galho seco encontrado no pátio ou uma varetinha de madeira.
 Hand drawn children cartoons Premium Vector 
Como Fazer:

1. Desenho sobre as Férias
Em um primeiro momento peça que a criança faça um desenho sobre as férias, sobre o que fez e gostou, algum passeio ou aventura, algum livro que leu, filme que assistiu, do que brincou, algum lugar que visitou e gostou, etc.

2. Escolhendo Elementos do Desenho
O desenho feito pela criança será a inspiração para o mobile.
Feito o desenho inicial peça que a criança escolha um, dois ou três elementos que mais gostou ou chamaram atenção no desenho que ela fez.

3. Criando as Peças para o Mobile
Agora peça que a criança reproduza nas folhas de desenho (ou cartolina...), em tamanho maior, os elementos do seu desenho que ela escolheu. Se ela só escolheu um elemento, ela poderá repetir um mesmo desenho mais vezes ou, se escolheu mais, poderá fazer desenhos variados.

4. Recortando os Desenhos
Uma vez feitos os desenhos é hora de recortá-los. Neste caso, dependendo da idade da criança, ela poderá precisar de ajuda de um adulto ou de crianças maiores.

5. Desenhando do Outro Lado
Como os desenhos serão utilizados em um mobile e serão vistos de todos os lados a dica é que, após recortados, eles sejam também desenhados e coloridos do outro lado

http://atelierpourenfants.blogspot.com.br/2010/03/mobile.html
http://atelierpourenfants.blogspot.com.br/2010/03/mobile.html

http://1.bp.blogspot.com/-1j_0olDndSI/U7SCOjnr4VI/AAAAAAAALG4/pqctiTzhsiM/s1600/mbl.jpg
http://ftpormim.blogspot.com.br/2014/07/mobile-para-decorar-quarto-infantil.html

6. Montando o Móbile
Pronto!!! É hora de montar o mobile utilizando os desenhos recortados, o galho seco e a linha ou cordão.As imagens mostram duas maneiras diferentes de fazer a montagem o que também pode variar, quem manda é a criatividade de cada criança!

7. Enfeitando o Ambiente
Escolher onde o ou os mobiles serão pendurados juntamente com as crianças também é fundamental. Fazer com que elas participem de todo o processo faz com que elas valorizem e queiram cuidar do que fizeram. Desta maneira também aprenderão a valorizar o que as outras crianças fizeram pois uma poderá ajudar a outra no processo. 
É importante apenas cuidar se o local que a criança escolheu é adequado pois, uma vez que são feitos de papel, os móbiles são sensíveis à chuva e ao vento, inclusive do ventilador.

Uma Infinidade de Possibilidades:
Cada mobile abre um vasto leque de possibilidades que podem ser trabalhadas com as crianças. Cada elemento, cada desenho, pode servir de inspiração para criar histórias, fantoches,  bonecos com sucatas, peças decorativas com sucatas, etc.
Na escola, as crianças poderão apreciar os diferentes mobiles criados, identificando diferentes temas como plantas, animais, construções, elementos da natureza, etc. Temas que podem ser trabalhos pelos professores em sala de aula durante o ano letivo.

http://1.bp.blogspot.com/-O7Mqml-20kU/UpY0zJhZArI/AAAAAAAAGwY/UudQZNQpoag/s1600/joan+miro-bile+001.JPG
Móbile do artista Joan Miró

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será muito bem-vindo e poderá ajudar a tornar o nosso blog mais legal para você e para outras pessoas!